Portais Portal do Aluno Portal do Professor Ouvidoria Ex Aluno


Pastoral














O que é?

A Pastoral Universitária é “toda atividade que oferece aos membros da própria Comunidade a ocasião de coordenar o estudo acadêmico e as atividades para acadêmicas com os princípios religiosos e morais, integrando assim a vida com a fé. Ela concretiza a missão da Igreja na Universidade e faz parte integrante de sua atividade e da sua estrutura” (Carta de princípios ABESC).

Objetivos gerais

  • Garantir, de forma permanente e institucional, o anúncio da mensagem de Cristo no mundo científico e cultural.
  • Fomentar o diálogo entre razão e fé, Evangelho e as diversas culturas, e o diálogo ecumênico e inter-religioso
  • Contribuir para o conhecimento e aprofundamento do significado e valor da pessoa humana na relação consigo, com  outro e com Deus.

Objetivos específicos

  • Integrar o processo acadêmico dos estudantes com a dimensão humana, religiosa, moral e social, de modo a se tornarem competentes não só no seu setor profissional, mas também qualificados para o testemunho cristão.
  • Promover a formação humana e cristã dos membros da comunidade universitária mediante iniciativas pastorais – com o estudo das disciplinas antropológicas e teológicas – para garantir o legítimo lugar da Teologia no mundo da Ciência e da Cultura, em perspectiva ecumênica, fundamentada na fraternidade, na solidariedade, na justiça, no respeito, no amor e na esperança.
  • Favorecer o diálogo maduro entre fé e razão, de modo a gerar e aprofundar o compromisso ético e social para melhor responder às necessidades emergentes da atualidade.
  • Contribuir para o testemunho explícito da fé cristã, no exercício de suas atividades acadêmicas, oferecendo-lhes formação, momentos celebrativos e os meios para o seu crescimento espiritual.
  • Proporcionar a vivência de valores evangélicos em sintonia com a cultura e com o carisma Marcelino: espírito de família, respeito a vida, mentalidade ecológica, solidariedade com os pobres, a produção artística, como expressão da transcendência, e a educação para a cidadania.

Subir para o Topo da Página

Endereço Fasm